quarta-feira, 15 de abril de 2009

Área de Transferência

A “área de transferência” é um conceito familiar para a maioria das pessoas que usam processadores de texto modernos. É uma parte da memória do computador que é mantida como um espaço de armazenamento temporário. O texto pode ser “Cortado” ou “Copiado” do seu documento para a área de transferência. Após isso, você pode mover-se para outra parte do seu documento ou para outro aplicativo e “Colar” este texto em outro local.

O uso mais comum para a área de transferência é mover ou copiar texto que já foi digitado em alguma parte do documento para outra parte do documento ou para outro documento.

Implementações antigas armazenavam dados como texto plano, sem meta informações como tipo de fonte, estilo ou cor. As mais recentes implementações suportam múltiplos formatos de dados, que variam entre RTF e HTML, passando por uma variedade de formatos de imagens como bitmap e vetor até chegar a tipos mais complexos como planilhas e registros de banco de dados.




Basicamente o procedimento ocorre dentro das seguintes etapas:

1.O usuário seleciona o conteúdo (texto, gráfico, objeto) a ser movido, o que pode ser feito através do movimento de um mouse ou pressionando a tecla Shift enquanto se desloca o cursor de texto com uma das teclas de direção (setas).

2.Em seguida, o usuário "corta" o conteúdo com ajuda de teclas de atalho, menus ou barra de ferramentas. O conteúdo cortado imediatamente desaparece de seu local original.

3.Tecnicamente, o conteúdo cortado é deslocado para um local denominado Área de transferência. Normalmente esse local fica oculto, e armazena apenas um item cortado por vez. Há, porém, avanços atuais aumentando a capacidade de armazenamento da Área de transferência e oferecendo suporte ao gerenciamento e visualização do conteúdo armazenado.

4.Com o mouse ou teclado, o usuário seleciona um ponto de inserção.

5.O usuário então cola no ponto de inserção o conteúdo armazenado na Área de transferência. (O conteúdo permanece armazenado e poderá ser reutilizado).

O procedimento de copiar e colar é similar ao de cortar e colar, com a diferença de que o conteúdo a ser transferido não é eliminado de seu local original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário