quarta-feira, 15 de abril de 2009

Barra de Tarefas




Em computação, barra de tarefas é um software aplicativo usado na área de trabalho do gerenciador de janela para inicializar e monitorar aplicações. O conceito foi introduzido no sistema operacional Arthur da Acorn Computers, lançado em 1987 na linha de computadores Acorn Archimedes. A Microsoft incorporou uma barra de tarefa no Windows 95, e a aplicação vêm definindo a interface gráfica do Windows desde então. Outros ambientes desktop como o KDE e o GNOME também incluem uma barra de tarefas.
Os botões na barra de tarefas mostram quais as janelas estão abertas, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela. Você pode alternar facilmente para uma janela clicando no botão correspondente na barra de tarefas, caso haja a necessidade de alternar entre os programas que estão em execução utilizando o teclado deve-se utilizar as teclas ALT + TAB.
Utilizando o botão iniciar, é possível executar quase todas as tarefas. Você pode iniciar programas, abrir documentos, personalizar o sistema, obter ajuda, procurar itens e muito mais. Alguns comandos do menu Iniciar possuem uma reticência (...) indicando que antes de executar aquele determinado comando o Windows solicitará uma intervenção por parte do usuário.
No Windows, a localização padrão da barra de tarefas é a parte inferior da tela, e, da esquerda para a direita, a barra contém o Menu Iniciar, a barra de acesso rápido, os botões da barra de tarefa e a área de notificação. O Menu Iniciar contém comandos para acessar programas, documentos e configurações. A barra de acesso rápido, introduzida com o Internet Explorer 4, contém atalhos para aplicações. Para cada janela do sistema operacional que não tenha um dono, um botão é adicionado na área de botões da barra de tarefas.
O Windows XP introduziu o agrupamento de janelas, que pode agrupar diversos botões da mesmo aplicação. Já o Windows Vista introduziu a pré-visualização da janela da aplicação em tempo real. A área de notificação contém ícones que representam o status de aplicações abertas. Um relógio também é apresentado naquela área por padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário