quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ferramentas de Manutenção


Ferramentas de segurança e ferramentas de manutenção têm uma diferença muito grande nos objetivos, mas, o conceito de segurança volta e meia ganha novos horizontes e ter a mão ferramentas que analisam problemas não intencionalmente provocados nas máquinas é uma garantia de um parque de computadores bem cuidados e operacionais o que é também um dos objetivos da segurança.Portanto esta matéria da revista Info Exame outubro/2002 n 199 é muito interessante.

De tempos em tempos um computador dá problema ou insinua que as coisas não estão bem ora travando ora ficando lento. Por isto os software de check-up são importantes por que caso providencias não sejam tomadas, a placa mãe pode morrer torrada e seus dados mais caros serem corrompidos ou apagados.

Nesse ponto, uma suite de ferramentas de diagnósticos e reparo cai como uma luva.É claro que nem o melhor software de diagnósticos está isento de falhas, tantas são as possibilidades que tem de checar. Por isso deve ser rodado o maior número de vezes, encontrando ou não o erro na primeira passada.

Seu PC está estranho?
Use uma suite de diagnóstico e reparo para deixá-lo vendendo saúde
Ressuscite seus dados...
Arquivo sumido,corrompido, excluido e até formatado pode ser recuperado com software desapagador.
Vitamine a banda estreita...
Um bom teste da conexão Dial-Up ajuda a descobrir o que está emperrando o surfe na Internet.
Recobrando a memória...
Baterias de testes capturam as falhas e ajudam a isolar o pente defeituoso

Desfragmentação consiste em um processo de eliminação da fragmentação de dados de um sistema de arquivos. A eliminação de fragmentação é feita reordenando o espaço de armazenamento, fazendo com que todo arquivo esteja armazenado de forma contígua (unida) e ordenada, e também criando espaços livres contínuos, de forma a evitar a fragmentação de dados.

Fragmentação ocorre quando o sistema operacional não consegue armazenar determinado arquivo de uma vez só, gravando-o em diferentes regiões. Esse evento é muito comum no sistema operacional Windows, mas acontece também em outras plataformas, só que em uma escala menor. A fragmentação também pode acontecer na memória principal (memória RAM), mas é muito mais comum acontecer em memórias secundárias, tais como discos rígidos, disquetes e cartões de memória.
Ler e gravar dados em um disco rígido que esteja muito fragmentado acaba se tornando um processo muito demorado, já que as cabeças de leituras terão de se mover mais; e o processo de leitura e escrita em disco é milhões de vezes mais lenta que o mesmo processo em CPU.

Processo de desfragmentação : para aumentar o desempenho nos processos de leitura e escrita de dados, é necessário utilizar alguma ferramenta de desfragmentação. A desfragmentação consiste de unir fragmentos de dados, de modo a optimizar o tempo de leitura e escrita e o espaço livre em disco. O processo de desfragmentação em memória principal ocorre de modo a compactar os processos, para que estes ocupem posições contíguas e deixar em espaço livre contíguo, ou também ocorre com o processo de paginação de memória.
Uma ferramenta de desfragmentação actua movendo os arquivos dentro do espaço livre disponível, de modo a desfazer a fragmentação. Devido a isso, essa ferramenta não pode ser utilizada em discos que não tenham espaço livre. Ao mover os dados de maneira física, a localização lógica dos arquivos não é alterada, sendo definida pela localização interna na estrutura do diretório.
Para facilitar um pouco o trabalho da ferramenta de desfragmentação, existem alguns arquivos que não são movidos, tendo como exemplo, os arquivos relacionados à memória virtual. No entanto, essa simplificação acaba impedindo uma desfragmentação mais eficiente.


ScanDisk ou SCANDISK é um comando de MS-DOS e Microsoft Windows que permite detectar e corrigir erros lógicos num disco rígido ou unidade removível (como disquete ou pen drive), além de pesquisar a superfície do disco em busca de sectores danificados. O ScanDisk foi introduzido na versão 6.2 do MS-DOS. As versões anteriores do DOS dispunham do programa baseado em texto CHKDSK para corrigir erros do disco. A partir do Windows 95, o SCANDISK teve também uma interface gráfica de utilizador. As versões 2000 e XP do Windows dispõem do CHKDSK, um programa que nada tem a ver com o homónimo do DOS, mas que substitui o ScanDisk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário